DOURO

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

A REGIÃO DEMARCADA DO DOURO

Situada no Norte de Portugal e regulamentada em 1756 (a mais antiga do mundo), a Região Demarcada do Douro ocupa uma superfície total de 250.000 ha ao longo da bacia hidrográfica do rio Douro. A vinha é a principal cultura com 45.000 ha divididos em três sub-regiões, distintas entre si por factores sócio-económicos e climáticos: Baixo Corgo; Cima Corgo; Douro Superior.

Rodeada por montanhas que a protege dos ventos húmidos do Atlântico, o clima da região é caracterizado por invernos muito frios e verões quentes e secos. Os solos são derivados de xisto, pedregosos e pouco férteis, em que o homem teve uma influência decisiva na sua formação, através da fragmentação da rocha.
Cultivada essencialmente nas encostas que acompanham o rio Douro e seus afluentes, a vinha pode ser: tradicional, com terraços ou socalcos suportados por muros em pedra; mecanizada, através de patamares horizontais (uma ou duas linhas) ou vinha ao alto, em que as linhas estão dispostas no sentido do maior declive.

O Alto Douro Vinhateiro é sem dúvida uma região única, cheia de contrastes, mas de uma beleza esmagadora, obra de várias gerações reconhecida pela UNESCO em 2001 como Património Mundial da Humanidade.

1678

A Alfândega do Porto regista, pela 1ª vez, com a designação de Vinho do Porto, os vinhos exportados pela barra do Douro.

1678

1703

Assinou-se o importante Tratado de Methwen, no Reinado de D.Pedro II, que consistia em reduzir certos direitos sobre os nossos vinhos em troca de abrirmos as portas aos produtos ingleses.

1756

Foi aprovada a instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

1756

1843

Alguns anos após a extinção da Companhia, por D. Maria II, assiste-se à sua reestruturação, mas com menos poderes.

1907

Foi redefinida por João Franco a Região Demarcada dos Vinhos Generosos do Douro, pelo Decreto-Lei nº1 de 10 de Maio.

1907

1926

Foi criado o Entreposto do Douro em Vila Nova de Gaia, destinado ao armazenamento e exportação dos vinhos da Região Demarcada do Douro, pelo Decreto-Lei nº12009 de 31 de Julho.

1932

Foi criada a Federação Sindical dos Viticultores da Região do Douro, hoje CASA DO DOURO, através do Decreto-Lei nº21883, de 19 de Novembro.

1932

2001

O Alto Douro Vinhateiro (ADV) foi inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva.